CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE SÃO JOSÉ DE CHAMBÉRY
No século 17, na França, algumas mulheres desejaram viver sua Consagração a Deus, no meio do povo e não nos claustros, de acordo com as leis da Igreja e os costumes daquele tempo.
Com o apoio espiritual de um sacerdote Jesuíta, Padre Jean Pierre Médaille, mulheres humildes se reuniram e se apoiaram mutuamente numa vida inteiramente dedicada a Deus e aos outros. Elas procuravam responder às necessidades do seu tempo e se tornaram instrumentos de unidade e de reconciliação.
Em 15 de outubro de 1650, o Bispo de Le Puy, Dom Henrique de Maupas, reconheceu oficialmente a Congregação das Irmãs de São José que estava se desenvolvendo rapidamente no centro e no sudeste da França. A Congregação levava esse nome para “lembrá-las que elas devem assistir e servir ao próximo com o mesmo cuidado que São José fez com Maria e seu filho Jesus”.
Durante a Revolução Francesa muitas Irmãs foram expulsas de suas casas e algumas encarceradas e mortas pela guilhotina. Depois do momento revolucionário, as comunidades foram se reorganizando e foram crescendo, espalhando-se rapidamente pelo mundo.
No Brasil chegaram em 1858, no estado de São Paulo, onde fundaram hospitais, orfanatos, asilos e multiplicaram escolas. No ano de 1898, os Freis Capuchinhos solicitaram a presença das Irmãs em Garibaldi, no Rio Grande do Sul, para trabalhar com os imigrantes italianos.
A Educação sempre foi um pilar fundamental para a Congregação das Irmãs de São José de Chambéry. Logo que desembarcaram em terras gaúchas, em 1898, abraçaram a missão de desenvolver a educação integral. Abriram diversas Escolas na região.
Em Caxias do Sul, chegaram em 1901. Na data de 11 de fevereiro de 1901 foi fundada a Escola, atualmente Colégio São José, sob a Direção da Madre Maria Felicidade. O primeiro prédio a abrigar o educandário foi uma casa na Avenida Júlio de Castilhos. A construção de um imóvel próprio só iniciou em 1903, após a Congregação adquirir três lotes na Rua Os Dezoito do Forte.
Imagem: Padre Jean Pierre Médaille.
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JOSÉ
Bairro Capivari
Considerando as dificuldades encontradas na colocação das alunas do 3º Ano da Habilitação ao Magistério do Colégio São José para a aplicação da prática docente e a possibilidade de oferecer condições de estudo às crianças pobres de um dos bairros de Caxias do Sul, a Irmã Renata Anelda Segat idealizou e concretizou a construção de uma Escola de Aplicação.
Através de pesquisas de campo em relação à área geográfica foi escolhido o Bairro Capivari para construir uma Escola, objetivando servir como campo de aplicação à prática docente às estagiárias de 2° Grau – Habilitação ao Magistério e atender às necessidades das crianças do próprio Bairro e de Bairros vizinhos.
Em 1° de setembro de 1985 iniciou a construção de um prédio de alvenaria adquirido pela Sociedade Caritativo Literária São José. O referido terreno pertencia aos senhores Pedro Pezzi e Arlindo Vieccelli.
Em 12 de novembro de 1986 o Secretário de Estado da Educação e Cultura autorizou o funcionamento da Escola, denominada Escola de 1º Grau Incompleto São José, destinada a atender alunos de 1ª à 4ª Série do 1º Grau.
A abertura do ano escolar com inauguração do prédio e início das atividades escolares foi em 09 de março de 1987. O número de alunos matriculados foi de 78. A Irmã Renata Anelda Segat assumiu como Diretora, Irmã Maria Cecconello, Vice-Diretora, Irmã Iria Josephina Presotto, Secretária e Lúcia Helena Mattos Amaro, Supervisora Escolar.
Em 1988 foi construída junto à Escola uma residência para as Irmãs, a fim de facilitar o atendimento à clientela.
Em 1991 a Irmã Iró Pontel assumiu a função de Vice-Diretora da Escola e, de 1995 até 2020, cumpriu com grande empenho e eficácia a função de Diretora, visando sempre aprimorar e atualizar as exigências da Educação.
Em 12 de maio de 1999, a Escola de 1° Grau Incompleto São José foi designada pela mantenedora como Escola de Ensino Fundamental São José.
Para atender a grande procura de vagas foi construído outro prédio, inaugurado em 2003. A fim de facilitar nas atividades recreativas, Educação Física, bem como datas comemorativas e outros eventos, em 2018 foi inaugurado um Pavilhão junto à Escola.
Atualmente a Direção da Escola é constituída pelas Irmãs: Eliete Dal Molin – Diretora, Eliane dos Santos Alves – Vice-Diretora.
Na Supervisão Escolar atuam as professoras Andrieli Bolzan Giediel e Vanessa de Aguiar e, na Assistência Social, Márcia Regina Rossetti Soares. No Setor Administrativo atuam as colaboradoras Jaqueline de Lima Matos - Secretária e Luciana Indicatti Padilha - Aux. Administrativo.
A Escola de Ensino Fundamental São José têm competentes colaboradores, professores dos diversos Componentes Curriculares, áreas especializadas e monitoras, bem como, funcionárias de diversos serviços.
Atualmente a Escola atende 395 alunos, sendo 106 do Pré 1 e Pré 2 da Educação Infantil e 289 do 1º ao 5º Anos do Ensino Fundamental.